Manual da Bíblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético – Guia Introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia

A terceira e definitiva edição do Manual da Bíblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético – Guia Introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia é uma obra inteiramente revisada e ampliada, tendo, ao todo, 760 páginas.

Todos os capítulos apresentam várias revisões, ampliações, modificações e melhorias. Nesta nova edição, há 30 ilustrações de manuscritos e de edições da Bíblia Hebraica. O capítulo “Texto Massorético” foi ampliado com mais informações, principalmente sobre os três grupos de massoretas: babilônico, palestino e tiberiense. O “Glossário” foi inteiramente revisado, além de ter sido ampliado com mais verbetes. A “Bibliografia e Obras Indicadas” abrange 28 páginas, recebendo importantes indicações bibliográficas. O capítulo sobre o Códice de Leningrado B19a possui mais informações relevantes. Uma das novidades desta edição é a inclusão de uma tabela contendo as letras do alfabeto paleohebraico de tradição samaritana e outra com as letras hebraicas na caligrafia de Hirbet Qumran da época hasmoneana (c. séc. II a.C.).

Além de ser uma obra dedicada primordialmente à Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS), o leitor encontrará muitas informações sobre a Biblia Hebraica Quinta (BHQ), a futura edição acadêmica do texto bíblico hebraico que sucederá a BHS.

A obra tem adquirido amplo reconhecimento tanto de estudiosos nacionais quanto de internacionais da área de crítica textual da Bíblia Hebraica e de massorá e vários deles escreveram endossos importantes (veja Endossos).

É a edição definitiva do manual para a utilização da BHS para estudantes, professores e pesquisadores falantes da língua portuguesa. A relevante novidade é que esta obra é complementada pelo site do próprio autor.

.

.

Sumário, endossos e acréscimos à 3a. edição.
Download do sumário do Manual da Bíblia Hebraica
Download dos endossos do Manual da Bíblia Hebraica

Download dos Acréscimos ao Capítulo Versões Dependentes da Septuaginta: Copta (Ü), Etíope (Ç), Armênia (Arm) e Árabe (Å)

Download da Corrigenda para o Manual da Bíblia Hebraica – 3a. edição

Imagens do Manual da Bíblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético

Sites para compra do Manual da Bíblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético

O Manual da Bíblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético pode ser adquirido em várias livrarias virtuais, como nas abaixo relacionadas.

www.vidanova.com.br
www.livrariacultura.com.br
www.erdos.com.br
www.publicata.com.br
www.shoppingcristao.com.br
www.ebdalternativa.com.br
www.livrariacedro.com.br

Comments are closed.


Apresentação
Edson de Faria Francisco é linguista e professor do Departamento de Bíblia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), responsável pelas disciplinas Hebraico Bíblico e Grego Bíblico e pós-doutor na área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Hebraico (2003), em Armênio (1997) e Português (1997) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado (2002), doutorado (2008) e pós-doutorado (2011) em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo (USP). Título do trabalho de pós-doutorado: Lexicon Masoreticum: Léxico de Terminologia Massorética Tiberiense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas. Autor do Manual da Biblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético - Guia Introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia (São Paulo: Vida Nova, 1a. ed. 2003; 2a. ed. 2005 e 3a. ed. 2008). É tradutor do Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português, vol. 1: Pentateuco (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012). Tem participado como palestrante nos congressos do International Organization for Masoretic Studies (IOMS).